VAI DE TREM: OS TRENS TURÍSTICOS MAIS FAMOSOS DO BRASIL

VAI DE TREM: OS TRENS TURÍSTICOS MAIS FAMOSOS DO BRASIL

Em 30 de abril de 1854, D. Pedro II inaugurou a Estrada de Ferro Petrópolis, com 14km de extensão, lingando Porto Mauá à Fragoso. Este foi o pontapé inicial para a expansão ferroviária no Brasil, que visava atrair capital estrangeiro e estimular uma economia baseada em exportação. Por isso, as primeiras ferrovias ligavam pontos de produção mineral ou agrícola aos portos, principal via de escoamento da produção nacional.

Com o passar dos anos e modernização dos meios de transporte, e suas vias, as ferrovias foram perdendo força no Brasil como principal forma de transporte de carga. No entanto, o charme inigualável dos trens e da viagem ferroviária é muito bem utilizado pelo setor turístico do país.

 Confira algumas dicas dos roteiros turísticos ferroviários mais procurados pelo país:

  1. Trem do Corcovado (RJ)

Claro que o passeio turístico mais antigo do país não poderia faltar nessa lista. Inaugurado por D. Pedro II em 1884, o Trem do Corcovado atravessa a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, e é exemplo de conservação ambiental, pois por ser elétrico não polui o meio ambiente. Vale a pena conferir a exuberante paisagem à bordo do TdC em seu trajeto subindo o Corcovado até o Monumento Cristo Redentor!

  1. Trem da Serra do Mar Paranaense (PR)

Fazendo o trajeto de Curitiba à Morretes, o trem atravessa uma parte da Mata Atlântica e da Serra do Mar. A ferrovia foi fundada em 1885 e passa por cachoeiras, montanhas e pontes num trajeto de cerca de quatro horas de duração.

  1. Locomotiva do Forró (PB)

Durante o mês de junho, partindo de Campina Grande e com um trajeto de 84km de trilhos, o trem leva seus passageiros para o distrito de Galante ao som de muito Forró e músicas juninas. Vale lembrar que o município de Campina Grande é famoso por sediar o “maior São João do mundo” e o trem já ajuda os visitantes a entrar no clima da festa.

  1. Trem das Águas (MG)

O Trem das Águas percorre 20km ao longo de duas horas e um dos fatores que o torna tão atrativo é a oportunidade de viajar em uma locomotiva à vapor, além de ofertar aos passageiros apresentações musicais tipicamente mineiras. O trem também possui um bar para degustação das famosas cachaças mineiras.